segunda-feira, 24 de maio de 2010

O GRANDE CURA

Paróquia de Sta Maria A Real em O Cebreiro


O Cebreiro

Descemos do Cebreiro e foi tranquilo.
Apesar de o caminho ser de subida até o Alto do Poio e de descida para Triacastela, não sentimos maiores problemas. Eu andei todo o percurso de papete, por causa da bolha do dedinho do pé direito. Sorte, que o caminho, apesar das descidas em trilha, estava seco. A meia ficou um lixo.
Nos perdemos da Fátima. Logo na entrada da cidade há uma pensão chamada Garcia, que fica em cima de um restaurante de mesmo nome, e em frente ao albergue público.



Alto do Poio

Alto do Poio: 1335 m

Alto de San Roque

Entrei no restaurante para ver se havia vaga e la estavam almoçando as paranaenses, Regina e Maria. Nos encheram de preocupação, pois haviam percorrido os albergues da cidade (é muito pequenina) e que os hoteis e pensões estariam completos. Elas pegaram as úlltimas vagas no albergue público.
Na pensão nos ofereceram os dois últimos quartos, no quarto andar, sem elevador.
Pegamos os dois, um para o Sergio e para mim e o outro para a Fátima, que esperávamos que estivesse chegando. Não apareceu. O Sergio subiu para o quarto e eu poercorri a cidade atrás dela. Não encontrei. Tentei o celular dela, mas o telefone público só aceita moedas de um euro e como ela não atendeu, entrou uma mensagem e o telefone me comeu a moeda.
Devolvi o quarto.
Mais tarde a Regina a encontrou e ela havia se instalado no albergue do Complexo Jacobeu.
Combinamos de ir à missa dos peregrinos, às sete horas na paróquia de Santiago de Triacastela, uma paquena igreja românica do século X. Eu cheguei na hora da comunhão e logo depois teve a leitura da oração do peregrino em vários idiomas.
Para minha surpresa, a oração em português foi lida pela nossa baiana Carla Magalhães, que também havia feito a tradução simultânea do sermão para o inglês.


Terminada a missa, eu e o Sergio, devotos que somos, fomos ao altar receber a benção do "cura".
O padre soube pela Carla que o Sergio morava no Caerá e se interessou por saber se lá havia muita graviola. Isso porque eles têm informações sobre os poderes medicinais da graviola e alguem do Brasil ficou de trazer umas, mas até agora nada.


Saindo da missa, nos reunimos todos em um bar próximo. Tudo é próximo. Apareceram as paranaenses. Amanhã a Fátima irá adiantar-se para cumprir os últimoa 100 km em tempo.


O padre, que havia ficado na igreja terinando os seus afazeres, também veio se encontrar com a gente. Grande CURA!

4 comentários:

  1. Queridos amigos
    Padre Augusto é muito especial.a sua missa é algo extraordinário imperdível. E a "Baianinha" tá legal? Pois é, tenho certeza que essa peregrinação não vai + sair da cabeça de voces. Curtam muito e vão ver que daí pra frente as coisas ficam diferentes. O nº de perês aumenta dia a dia.
    Estamos todos c/saudades. O Edson telefonou e mandou abraços. Disse que chegou ao "cu do mundo", seja lá onde isso for... e que fazia 30º(novidade, empre soube que "esse" lugar era quentinho...)rsrs
    Beijos peregrinos, saudades, luz e paz,
    Ines Buen Caminho!

    ResponderExcluir
  2. O padre Augusto é uma figura, adora os brasileiros mais do que as brasileiras.
    Agora os pulpos de Melide lhe esperam, eu fui no La Garnacha, muito bom.
    Abs
    Paulo e Marli

    ResponderExcluir
  3. pere..pere..salve!
    foto ÉPETACULAR ,NON alto de san roque...
    mauro vc tá parecendo monge capuchinho..kkkk
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Mauro, quanta saudade de voce e do Caminho, estou acompanhando a sua jornada e fico feliz por voces. Realmente o Padre Augusto é uma pessoa muito especial.
    Bom caminho Peregrino
    Beijos, Leila.

    ResponderExcluir