sexta-feira, 14 de maio de 2010

NAS ASAS DA TAP

A viagem do Ceará para Pamplona foi boa, mas teve os seus momentos.
Para começar, a viagem transatlântica dura apenas seis horas e pouco. Para o atual conforto que as poltronas dos aviões oferecem, encurtar a viagem é um baita lucro.
Depois, a conexão para Pamplona foi relativamente rápida e do aeroporto de Lisboa, não há o que se queixar.
As emoções começaram quando a gente foi chamado para embarque no outro avião. Havia apenas 10 passageiros. A nossa maleta havia sido despachada em Fortaleza, diretamente para Pamplona e nós levávamos, cada um, a sua mochila. Quando chegamos ao avião vimos que se tratava de um pequeno bimotor e quem nos recebeu foi o próprio “comandante”. Tinha também um co-piloto já sentado no seu lugar, e um jovem trepado em uma escadinha, limpava o para-brisa do avião, como se fosse um daqueles flanelinhas de sinal de trânsito que a gente conhece bem. Não havia lugar para as mochilas dentro do avião. Elas tiveram que ser colocadas no porta bagagens, um compartimento no fundo da “aeronave”. Cada passageiro recebeu um kit, composto por um sanduiche, uma garrafinha de água mineral e um par de “tapon de oido” igual àqueles que vêm no kit da AACS. Pra mim não precisava de um par, e eu estou colecionando as sobras.
O avião até que não é ruim. Só que é pequeno demais. Como os assentos são individuais, uma fileira de cada lado, não chega a ser desconfortável. Eu sentei na primeira poltrona à direita e o Sergio na fila da esquerda, também na primeira poltrona. O tempo estava nublado, mas como as nuvens eram baixas, logo logo atravessamos a camada e o vôo seguiu tranqüilo, sem turbulência. Lá pelas tantas eu percebi que a cabeça do piloto pendia para o lado esquerdo. No início eu achei que ele estava lendo algum manual ou consultando uma carta aérea, ou coisa parecida. Nada. Ele estava cochilando. Eu sé não fiquei preocupado porque havia o co-piloto, que da minha poltrona eu nãao via, mas que eu me esforçava por acreditar que estivesse bem acordado.



Com mais ou menos uma hora de vôo, aconteceu o pior da viagem: Um peido!
Mas não foi um peidinho qualquer, não. Foi coisa de profissional. O aroma sulfuroso, entrou no sistema de calefação do avião e tomou conta de toda a aeronave. Deu vontade de abrir a janela, mas janela de avião é vedada. O piloto sonolento virou para trás, como quem quisesse saber quem era o responsável, mas a sabedoria popular diz que onde tem mais de três, ninguém sabe quem fez.
Pamplona é uma linda cidade e está fazendo muito frio. A gente foi comer uns pinchos e tomar um vinho num bar chamado Gaucho. Gaucho sem acento, mesmo. Ótimos, os pinchos.

9 comentários:

  1. Rimos muito com a aventura de voces! e que aventura cheirosa!! voces ficaram otimos na foto. A viagem comecou bem.
    beijos,
    Andrea e Tony

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauro
    pela expressão do Sergio, os pinchus são gostosos mesmo, e você só no vinho, felizzzzzzzzz.
    Eu tambem estou feliz. As notícias foram boas e divertidas.
    beijos
    Leda

    ResponderExcluir
  3. Mauro, estou desconfiado de que foi o Sérgio. A mão dele está meio amarela na foto :-)

    Até que foi uma boa levar o cachecol. E o moleton, já está usando? Continue mandando notícias. Assim a nossa ansiedade de ir para o caminho diminui um pouco.
    Um abraço,
    Simone e Zé

    ResponderExcluir
  4. Cou, vc não me falou que o primeiro portão para pagar seus pecados era no ar!
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
    kissesssss

    ResponderExcluir
  5. Salve Dom e Mauro,
    Nos encontraremos no Porto para ouvir essas e outras, bebendo todas...
    Abç

    ResponderExcluir
  6. OI PEREGRINOS!! TUDO UMA BELEZA, ESPERO QUE O MEU AVIÃO ,PARA O PORTO, NON SEJA IGUAL...SERGIO, O PEIDO NON DEVE TER SIDO PROBLEMA, NÉ..A GENTE TÁ ACOSTUMADO A FICAR NA APNÉIA COM OS DO TYSON(NOSSO QUERIDO CÃO SENIL)KKKKKKKKKK
    BJSSSS CLAUDIA

    ResponderExcluir
  7. Adorei a aventura! Continue escrevendo, assim matamos a saudade. beijos Marina e Gui.

    ResponderExcluir
  8. queridos amigos
    Quero ver esse bom humor por todo o caminho. encontraram a Fátima em Burgos? estamos adorando a aventura.Até que aquele casaquinho básico que mandamos vc tirar ia ser útil, não?Beiijos peregrinos. Inês

    ResponderExcluir
  9. Oi Sergio e Mauro estou acompanhando vocês peço blog, pelo visto é uma maravilha esta viagem
    abraços porto

    ResponderExcluir