sábado, 8 de maio de 2010

JÁ ESTAMOS A CAMINHO

Em outubro meu irmão e eu falamos mais uma vez sobre a vontade que tinhamos de percorrer o Caminho de Santiago.
Eu já não me considerava capaz de realizar este sonho. Êle estabeleceu como limite, para si, o mês de maio de 2010.
Nós sabíamos que teríamos muitos obstáculos a vencer. Principalmente eu, sedentário, obeso, hipertenso, depressivo e preguiçoso. Principalmente preguiçoso. Detesto academia e não tinha o hábito de caminhar.
Tinhamos seis meses para organizar a viagem. Não conhecíamos praticamente nada sobre o caminho. Eu, meramente havia visto alguns trechos que margeiam estradas por onde eu passei quando viajei com a minha ex-mulher de Barcelona para a Galícia. Lembro que naquela viagem tive a sensação de que completar o caminho era algo inatingível, pois as intermináveis retas sem fim de Castilla y León eram cansativas até para quem viaja de carro. Era outono, e eu não podia imaginar um ser humano normal caminhando debaixo de sol, naquela paisagem árida e descolorida. Pensava que chegariam a Santiago apenas os que tivessem muitos pecados para pagar com tamanha penitência.
Começamos a nos preparar. Conhecemos a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago, a AACS Brasil. Passei a frequentar as reuniões mensais e as caminhadas. Fui muito bem recebido, assim como são recebidos todos os candidatos a peregrinos que procuram a associação. Logo percebi que daria para encarar a empreitada. O pessoal da associação transmite muito otimismo. São pessoas joviais, de alto astral e que, no fundo formam uma família. A presidente, Ines, é a mãezona. Algumas pessoas são jovens a mais tempo que outras e tem quem seja jovem a mais tempo que eu, e que percorrem caminhso mais difíceis que o que vamos, humildemente, percorrer.
Perdi uns quilos, que foram trocados pelo peso da mochila. Ela vai com 5,8 Kg. Baixei as taxas de colesterol e triglicerídios aos níveis ideais. A glicose está legal, o psa baixinho, e a pressão já faz um tempinho que eu não tiro.
Estamos prontos.
Segunda-feira vou pro Ceará encontrar o Sérgio e de lá vamos para Pamplona, via Lisboa.
Vamos começar o caminho por León na segunda-feira dia 17 e pretendemos chegar a Santiago no dia primeiro de junho.
Espero que o caminho contribua para o nosso enriquecimento cultural e espiritual. Certamente estaremos melhores, como seres humanos, ao chegarmos a Santiago.

6 comentários:

  1. olá, peregrino!
    é isso aí...quando transformamos energia negativa em objetivos "saudáveis" todos os obstáculos são transponíveis, principalmente, os "afetivos" que enraizam lá no fundo do coração.
    a mais entusiastas dos brothers..claudia
    bj

    ResponderExcluir
  2. Estaremos aqui torcendo para q tudo de certo.
    Força pq determinaçäo vc tem. Grande parte desse objetivo vc ja conquistou.
    Beijos de pessoas q te amam,
    Andrea e Tony

    ResponderExcluir
  3. Grande Mauro!
    Vc estava também falando de mim: "... sedentário, obeso, hipertenso, ... Detesto academia e não tinha o hábito de caminhar."
    Eu tb era assim, mas já fiz 2 (duas) vezes o Caminho de Santiago e ainda não os repeti por questões completamente independentes da minha vontade...
    Vá com Deus e São Thiago, Peregrino! Vc já fez o seu treinamento e já se informou bastante, agora é "só" caminhar e aprender com a sua experiência na "Via Lactea" ...
    ¡ULTREYA! et ¡Sus! ¡Eia!
    Sergio Mariano
    "Aprendiz de Peregrino"

    9 de maio de 2010 06:24

    ResponderExcluir
  4. Estou feliz e porque não dizer orgulhosa por voce ter alcançado a primeira etapa do caminho, que foi se preparar fisicamente, ao longo de meses de perseverança e obstinação.
    Nas próximas etapas, cheias de expectativas e com o mesmo empenho os objetovos serão alcançados. Estou confiante.
    Feliz caminho.
    Leda

    ResponderExcluir
  5. OI PEREGRINOS!! TUDO UMA BELEZA, ESPERO QUE O MEU AVIÃO ,PARA O PORTO, NON SEJA IGUAL...SERGIO, O PEIDO NON DEVE TER SIDO PROBLEMA, NÉ..A GENTE TÁ ACOSTUMADO A FICAR NA APNÉIA COM OS DO TYSON(NOSSO QUERIDO CÃO SENIL)KKKKKKKKKK
    BJSSSS CLAUDIA

    ResponderExcluir
  6. Hummm! Vc não está conseguindo tempo para escrever para nós, né seu menino???
    :o((
    Espero que tudo esteja bem e que vc esteja por aí "curtindo" um friozinho gostoso, com neve, granizo, chuva e tudo o mais... :o))
    ¡Buen Camino!

    ResponderExcluir